top of page

Oficina de Impressão tipográfica

seg., 16 de nov.

|

Alma Letterpress

Evento gratuito Ministrante: Alejandro Magnere Público: a partir de 14 anos — estudantes, designers, artistas, criativos e interessados em tipografia.

Oficina de Impressão tipográfica
Oficina de Impressão tipográfica

Horário e local

16 de nov. de 2026, 10:00 – 12:00

Alma Letterpress, R. Eduardo Geronasso, 784 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82510-280, Brasil

Outras datas

Sobre o evento

Oficina de Impressão Tipográfica — da composição ao papel com Alejandro Magnere


A oficina integra o projeto cultural "A primeira impressão é a que fica: memória e história da litografia comercial de Curitiba" de autoria de José Humberto Boguszewski e realização da Máquina de Escrever Editora e Produção Cultura.


Você vai conhecer um pouco da história da tipografia e entender como essa técnica foi utilizada ao longo dos anos, com referências a impressos produzidos entre o final do século XIX e 1940.

Na parte prática, você vai escolher e misturar as tintas gráficas, criar uma composição a partir de matrizes e acompanhar sua impressão em uma impressora tipográfica de 1950. Ao final, você leva para casa o cartaz que ajudou a criar e imprimir.



Público: a partir de 14 anos — estudantes, designers, artistas, criativos e interessados em tipografia.

Duração: 2 horas.


MINISTRANTE

Ale Magnere é graduado em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pós-graduado em Poéticas Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Há sete anos, encontrou no Letterpress um campo de pesquisa e expressão, desenvolvendo seu trabalho entre a impressão tipográfica e o desenho de letras. Em Curitiba, atua na Alma Impressos Especiais, onde desenvolve um trabalho dedicado à valorização do papel e às possibilidades da impressão artesanal. 


SOBRE A ALMA

A Alma combina design e impressão artesanal em letterpress para criar materiais gráficos de alta qualidade. Somos especializados em papelaria fina e projetos especiais, como cartões de visita, pastas, envelopes, convites, tags, cadernos, livretos e caixas rígidas.

Cuidamos de cada projeto desde o design e a escolha dos materiais até os processos de impressão e acabamento, criando peças bem feitas e pensadas para valorizar o impresso, o papel e o desenho.

Acesse: almagrafica.com.br







Projeto realizado com recursos de Programa de Apoio, Fomento e incentivo à Cultura de Curitiba - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.


Ingressos

  • Oficina

    Oficina de Impressão Tipográfica — da composição ao papel com Alejandro Magnere

    R$ 0,00

Total

R$ 0,00

O Google Maps foi bloqueado devido às suas configurações de cookies funcionais e análises.

Compartilhe esse evento

bottom of page