A imagem do Caramelo é a maior representação do que o Rio Grande do Sul passou com os desastres das enchentes. Mais do que a tragédia em si, ele nos marca, como símbolo da resistência e da luta do povo gaúcho. Uma inspiração para todos nós.
Resiliência.
Uma colaboração entre Alma e o Guasca Studio Co. A arte foi criada à mão pelo Matheus Mendes, designer gaúcho. E impresso artesanalmente aqui no ateliê na letterpress, em 3 cores, na máquina tipográfica Vandercook - um maquinário americano dos anos 60. O processo foi todo documentado em um vídeo que você assistir no nosso instagram que você pode ver aqui.
O lucro será destinado à instituição Conceito Arte, que trabalha levando cultura e arte para jovens em Porto Alegre. Sua sede foi muito afetada e irão reconstruir a biblioteca e ajudar os integrantes do projeto a se reerguerem.
Serão apenas 100 posters, e ainda restam alguns. Garante o seu, e ainda apoie o RS!
Foi no lombo de um cavalo que o nosso Estado se ergueu.
Pelas longas distâncias desse nosso Rio Grande do Sul, nosso companheiro de tantas histórias se fez ainda mais necessário. Hoje, o rio que também está no nosso nome o cercou, talvez o maior símbolo do gaúcho. O cavalo. Junto dele, nos vimos ilhados. Sem saída. Quem diria, nosso símbolo de resistência, de perseverança, de força.
Caramelo, não existirá representação maior que a sua para tentar explicar o que estamos sofrendo. E eu digo tentar, porque não há como explicarmos. Você nos mostrou o que é estarmos rodeados de uma água que nem para beber serve. Você marcará pra sempre nossa memória, entranhado no nosso estômago em uma mistura de sentimentos difícil de digerir.
Choramos contigo e não te esqueceremos jamais. Usaremos da tua determinação, da tua resiliência sempre que por algum motivo pensarmos em desistir. Você será sempre inspiração. Seguiremos de pé, firmes. Assim como tu nos ensinou que deve ser.
Vamos reconstruir o Rio Grande dessa vez não em cima, mas ao teu lado.
Texto: @ssstabile
Comentarios